sábado, 31 de janeiro de 2009

TEXTO: A RESPONSABILIDADE DOS QUE ENSINAM - 1 CORÍNTIOS 3: 10-17

Nesta passagem bíblica, Paulo estava chamando a atenção do povo de Corinto, quanto a responsabilidade dos líderes, mestres e pais diante do ensino da Palavra de Deus e do modo de viver correto, à partir do fundamento, ou seja, da base, do alicerce da Igreja que é Jesus Cristo.


Qualquer ensino contrário a Cristo é considerado anátema (maldito) e qualquer um que o fizer terá que prestar conta diante de Deus, por negligenciar o ensino correto das Escrituras, ou por não viver de acordo com os seus ensinos.


No grande dia, no dia do julgamento, as nossas obras serão reveladas e o fogo (juízo) de Deus provará a qualidade da nossa obra. Aquilo que não resistir ao fogo será destruído e aquele que foi relapso com seu ministério, seu testemunho, seu ensino, sofrerá dano. Mas, quem busca edificar sobre o fundamento que é Cristo Jesus a sua obra permanece após provada pelo fogo. Este sim, receberá galardão.


Portanto, somos responsáveis pelo santuário de Deus que é o Corpo de Cristo e se o nosso ensino errado ou o nosso testemunho comprometer espiritualmente a vida de alguém, Deus nos destruirá (Pv 3:17). Por isso, devemos estar atentos e zelosos quanto ao nosso proceder, levando em consideração o nosso papel de mordomos fiéis ao que Deus coloca em nossas mãos para executar e cuidar.


Sejamos sábios como Salomão, conforme expresso na Palavra: "Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele" (Pv 22:6). A infância é a primeira fase no desenvolvimento do ser humano. Portanto, é a partir desta fase que a criança deve ser instruída nos padrões de Deus e este ensino não pode ser negligenciado.


A Palavra nos ensina: "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra". (2Tm 3:16)

O caminho é Jesus Cristo e a Bíblia revela a Sua pessoa, os Seus feitos e o que Ele requer de nós. Devemos ler e aplicar os ensinos da Bíblia em nossa vida e passar os princípios e conhecimentos que Deus revelou para aqueles que ainda não O reconheceram como único Senhor e suficiente Salvador. A Bíblia também é o nosso manual de direção e o nosso crivo para testar tudo o que é declarado como verdadeiro, nos auxiliando contra os falsos ensinos.
O autor de Hebreus também afirma: "Porque a Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração" (Hb 4:12).
A Bíblia nos prepara para sermos melhores, pois ela revela quem somos, penetrando no centro da nossa vida moral e espiritual, nos mostrando o que temos de bom e de mal, requerendo de nós posicionamentos de obediência, para tomarmos decisões que mudarão o nosso viver, refletindo diretamente no relacionamento familiar, social, profissional, etc. Por isso, não basta apenas ouvir, devemos permitir que a Palavra de Deus molde a nossa vida e enquanto pais, mestres, líderes, devemos ser agentes de edificação na vida das crianças, jovens e a quem mais Deus nos der a oportunidade de falar sobre esta verdade eterna que é Cristo Jesus e a Sua Palavra (Bíblia).
A igreja de Corinto estava cheia de membros com obras perecíveis "madeira, feno e palha". Eles eram imaturos e vulneráveis a doutrinas erradas. Quanto a nós, será que a nossa obra e o nosso caráter cristão pode resistir a prova?
Espero que este texto possa trazer luz a nossa consciência e assumirmos um papel de maior reponsabilidade diante de Deus, para que no Grande Dia, nossas obras sejam provadas e aprovadas por Ele. Que Deus nos ajude e nos abençoe.
Inspiração do Trono de Deus
Gianna Carla


Um comentário: