quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

TEXTO: SEMEANDO PARA COLHER NA ETERNIDADE - OSÉIAS 10:12,13

Oséias foi um profeta de Deus, que retratou através da sua própria vida o comportamento infiel do povo de Israel. Por ordem de Deus, casou-se com Gômer (considerada por alguns estudiosos como prostituta - adúltera, vida fácil. Outros estudiosos consideravam-na como prostituta, mas no sentido figurado, por ser uma israelita devota de Baal). Gômer era apenas um exemplo do que estava ocorrendo no meio do povo de Deus. Esta era a realidade vivida pelo povo de Israel naquela época (aproximadamente 750 anos a.C). O povo que havia andado com Deus se desvia dEle, e passa a adorar outros deuses, transgredindo a Lei de Deus, corrompendo-se seguindo seus próprios caminhos.
Podemos tirar algumas lições deste texto, para que assim nós não venhamos cometer o mesmo erro de Israel e nos desviarmos dos propósitos que Deus tem para nós. Pois, Ele nos criou e conhece as nossas fraquezas e limitações. E Ele mesmo busca nos alertar quando estamos nos desviando do Seu caminho. Porque o Seu prazer não está em nos ver perecer, Ele nos indica a forma para retornarmos ao caminho certo. Se não O obedecermos, sofreremos as consequências das nossas próprias escolhas e erros.
Vejamos algumas atitudes que Ele nos ensina a tomarmos:
1ª) Semear Justiça - Precisamos ter uma conduta reta. os nossos princípios devem estar em concordância com a Palavra de Deus. Nossos atos devem revelar o Deus que servimos.
  • (1 Jo 3:10) "Nisto são manifestos os filhos de Deus e os filhos do diabo: Todo aquele que não pratica justiça não procede de Deus, nem aquele que não ama a seu irmão".
2ª) Ceifar Misericórdia - Precisamos ser praticantes da misericórdia, assim como o Senhor tem sido para conosco. Não somos melhores do que ninguém. Todos nós erramos. O único que nunca errou foi Cristo.
  • (Lc 6:36) "Sede misericordiosos, como também é misericordiosos vosso Pai".
3ª) Buscar ao Senhor - Devemos buscar a cada dia, estar mais em intimidade com o Senhor, obedecendo-O, adorando-O. Abandonando tudo o que nos impede de estar na Sua presença. Quando O buscamos com o coração humilde e arrependido, Ele por Sua longanimidade nos perdoa e nos faz desfrutar da Sua paz.
  • (Os 5:15 a) "Irei e voltarei para o meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face".
Não podemos mais perder tempo plantando o que desagrada a Deus. Caso contrário, estaremos colhendo mais tarde para o nosso fim. Devemos sim, prosseguir e perseverar em obedecê-LO, conhecê-LO, amá-LO e confiar nEle. Atentemos para o que diz o profeta Oséias: "Quem é sábio, que entenda estas coisas; quem é prudente que as saiba, porque os caminhos do SENHOR são retos, e os justos andarão neles, mas os trnsgressores neles cairão". (Os 14:9)

Inspiração do Trono de Deus
Gianna Carla

Nenhum comentário:

Postar um comentário